24 de julho de 2017

{Resenha do Filme} Estrelas Além do Tempo


Duração: 127 

Gênero: Biografia, Drama
Sinopse: “A história é centrada em Katherine Johnson (Henson), uma brilhante matemática afroamericana que, ao lado das colegas Dorothy Vaughn e Mary Jackson, foi peça fundamental numa das maiores operações da história dos Estados Unidos: o lançamento do astronauta John Glenn para a órbita da Terra e seu retorno em segurança. Junto, o trio ultrapassou todos os limites de gênero, raça e profissionais para embarcar e serem muito bem-sucedidas nessa missão pioneira.”






Nem preciso dizer o quão maravilhoso é esse filme não é?! Eu estava sem nada para fazer e decidi assistir um filme aleatório e o escolhido foi “Estrelas Além do Tempo”!
Bom, o filme conta a história de três mulheres que trabalham na Nasa, Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson. O drama se passa nos EUA entre a década de 50 e 60, na mesma época em que ocorria a corrida espacial entre a União Soviética e EUA. Estas três mulheres eram os chamados “computadores humanos” – pois as mulheres negras eram contratadas para fazer contas e análises de trajetórias – as mesmas eram muito inteligentes e lutavam para conseguir uma promoção, mas por serem negras e por viverem na época em que a segregação era uma realidade ninguém conseguia alcançar o tão sonhado objetivo.
Katherine consegue uma oportunidade de reverter sua realidade após ser levada para o setor de cálculos de trajetória. Lá a personagem tem que revisar cálculos e acaba descobrindo que os mesmos estão errados, sendo assim Kath refaz os cálculos e começa a subir no conceito do chefe. Mary é bacharel em física e matemática e quer se tornar engenheira mas por ser mulher e negra isso não é possível porém a mesma é quem ajuda os engenheiros da Nasa a projetarem as cápsulas do foguete. Dorothy se esforça muito para ser promovida a supervisor dos “computadores humanos” mas isso nunca acontece, ao saber que uma nova máquina havia chegado ao seu local de trabalho a personagem passa a estudar e a ensinar as outras mulheres negras a mexer no novo equipamento.
 O filme é baseado em fatos reais e mostra a realidade das mulheres negras durante a segregação. Fiquei indignada pois Katherine tinha que andar mais de 800 metros para utilizar o banheiro sendo que havia um do lado da sala na qual ela trabalhava, mas por ser negra a mesma não podia frequentá-lo, ao mesmo tempo que fiquei indignada eu fiquei feliz pois o chefe da personagem (não lembro o nome agora, desculpe) ao descobrir tamanha idiotice quebrou as placas que separavam os banheiros dos brancos e negros  !

Aqui na Nasa a urina não tem cor!
O filme nos traz uma grande lição de vida, nunca, em hipótese alguma, devemos desistir de nossos sonhos, mesmo que nos digam que é algo impossível, se nós quisermos de verdade nós iremos conseguir.

22 comentários:

  1. Oi Ste! Esse filme se tornou um dos meus favoritos. Amei tudo nele. A cena que mais me impactou foi a da Kate explicando pq demorava tanto pra ir ao banheiro. Roteiro perfeito, personagens bem colocados. Quantas mulheres como elas estão também desconhecidas... vários questionamentos se tira desse filme maravilhoso.

    ResponderExcluir
  2. Que lindo!
    Gosto de tudo que é baseado em fatos reais, a emoção é maior. Vi que tem o livro também, e depois de ler a resenha fiquei interessada em conhecer a história melhor.
    Ainda mais uma história que se passa em outra década; e mesmo antes de ter visto ou lido, já sinto uma dor por estas mulheres, ao mesmo tempo sinto orgulho e admiração.
    "Aqui na Nasa a urina não tem cor!"
    Aqui no mundo a vida não tem cor, os sonhos não tem cor. Apenas a pele, e isso é um mero detalhe.
    Gostei da indicação, Ste.

    P.S. Amei o novo layout.
    P.S. A Aline está bem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Olá, Ludyanne!

      Estou louca para ler o livro, ainda o achei aqui em Juiz de Fora para vender, tenho certeza que a leitura vai ser ótima porque já amei o filme. Fico feliz de tenha gostado e a Aline está bem sim!

      Beijocas!

      Excluir
  3. Eu não conhecia este filme, mas fiquei bem curiosa em assistir, as personagens são bem persistentes nos seus sonhos e mulheres fortes, parece ser um ótimo filme, pretendo assistir ele em breve.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mariele!

      Fico feliz que tenha gostado, depois me conte o que achou do filme.


      Beijocas!

      Excluir
  4. Esse filme parece muito bom mesmo. Estava pensando em assistir esses dias mas ainda não arrumei foi tempo. Adorei a história dessas mulheres e ver que mesmo com todas as dificuldades elas se destacaram e realizaram coisas novas, quebraram barreiras e não desistiram dos sonhos. Isso é muito bonito e o filme parece mostrar umas lições lindas. Queria muito ver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cristiane!

      Ele é um ótimo filme, depois me conte o que você achou.

      Beijocas!

      Excluir
  5. Olá, apesar de ter ouvido muitos elogios ao filme, ainda não assisti. Adoro empoderamento feminino e isso tem de sobra no longa, sem contar com as questões sociais que o mesmo aborda. Vou ver em breve, beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alison!

      O filme é realmente ótimo, depois me conte o que achou.


      Beijocas!

      Excluir
  6. ola, gosto muito de assistir filmes porem nunca assisti esteja vi comentarios possitivos sobre so que nunca dei uma oportunidade agora que li a resenha vou dar uma chance pois na minha opiniao parece ser muito bom 9pois elas supera as barreiras para conseguir realizar o sonho ) e isso e bom
    obg pela resenha amei

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Laura!

      Fico feliz que tenha gostado, depois que assistir nos conte o que achou do filme.

      Beijocas!

      Excluir
  7. Oiee!
    Quando esse filme foi lançado lembro do burburinho que foi. Eu ainda não tinha lido nada sobre ele, confesso que acabei esquecendo e deixando pra lá, com certeza é um que quero ver, porque sei da representatividade e do tema que ele trata, e me interessa bastante.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é realmente ótimo, depois me conte o que achou!

      Beijocas!

      Excluir
  8. Olá!
    Quando vi esse filme fiquei indecisa se iria ou não assistir ele. A trama dele é bem envolvente, mostra uma luta de mulheres para ser reconhecida por alguém, que tem valor muito forte no que faz e também apesar de ser negra é um fato muito difícil elas conseguirem isso então fazem de tudo para isso, ter algo ou realizar os sonhos delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu procrastinei bastante até assisti-lo e depois fiquei me perguntando o porquê de eu ter demorado tanto apara assistir, me apaixonei pela história e estou louca para ler o livro.


      Beijocas!

      Excluir
  9. Olá!
    Vontade de assistir esse filme. Não sei pq ainda não assisti. É legal ver acontecimentos importantes ligados às mulheres.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá !!
    Ainda não conhecia o filme e ele me lembrou Histórias Cruzadas, conhece ?!
    Parece ser bem legal !
    Bjo

    ResponderExcluir
  11. Hey
    Gosto muito deste filme. Quando assisti ele fiquei muito emocionado, mas se pararmos para pensar em todas as criticas que o filme aborda, vemos que o fato dele quebrar a placa do banheiro que as mulheres negras utilizavam, onde a Katherine tinha que ir, era pra não perder tanto tempo de trabalho, porque assim cada tempo perdido eles tinham menos lucro. Gostei muito do filme, realmente, mas alguns fatores me fizeram ver pelo lado crítico.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  12. Eu já assisti esse filme e ele é maravilhosooooo!! Uma história de superação e aprendizado que me fez ficar emocionada. Realmente era um absurdo que Kat tivesse que correr para outro banheiro mais distante, porque era negra. Nem quando chovia ela podia utilizar o banheiro ao lado do seu local de trabalho, o que era bem revoltante. O filme é comovente e uma história espetacular de 3 amigas, que contra tudo e todos, conseguem conquistar posições de importância na NASA e se destacarem como profissionais.

    ResponderExcluir
  13. aaaaaaaaaah eu tô doida varrida, louca desesperada pra ler esse livro e ver o filme!
    eu curso aeroespacial, então essa historia mexe comigo de tantas maneiras e por tantos motivos <3

    faz top comentarista com esse livro, pls! haha

    ResponderExcluir