9 de março de 2017

Livros que me fizeram chorar

Oi pessoal, tudo bem?
E quem nunca chorou lendo um livro ne? Acho que todo mundo que gosta de ler já deve ter derramado pelo menos uma lagrima lendo algum livro, seja porque seu personagem favorito morreu, ou porque a serie chegou ao fim, ou até mesmo porque o casal de protagonistas brigam tanto que você não consegue imaginar um final feliz para eles. Pensando nisso, eu decidi trazer para vocês uma seleção de 5 livros que foram capazes de fazer eu me desmanchar em lagrimas.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Harry Potter foi à primeira saga que li do início ao fim, e toda vez que terminava um dos livros criava uma enorme expectativa em volta do próximo volume. Quem acompanhou ou pelo menos conhece a história escrita por J. K. Rowling, já deve imaginar o porquê desse livro ter me causado tantas lagrimas, e sim, em parte o sofrimento se deve a morte que ocorre no livro, mas também por se tratar do penúltimo livro de uma história que fez e ainda faz parte da minha vida, o medo de ler o próximo volume e ter que me despedir de vez de personagens tão amados era tão grande que por um bom tempo relutei e fiz o possível para não saber nada do próximo livro.


Inverno na Manhã: Uma Jovem no Gueto de Varsóvia

Quem me conhece sabe que eu adoro livros que de alguma forma envolva qualquer tipo de fato histórico, e gosto ainda mais quando se trata da Segunda Guerra Mundial. É horrível imaginar que realmente existem pessoas que passaram de fato por tudo aquilo, e que diversas famílias foram destruídas pela ignorância e a triste mania do ser humano se achar superior ao outro. É tocante ler tudo da perspectiva de quem viveu isso de perto, mas ao mesmo tempo é devastador. Nesse livro Janina Bauman conta de forma única e emocionante como foi viver em uma Polônia invadida por Hitler quando tinha apenas 14 anos.

A Lista Negra

Já se tornou clichê eu citar sempre esse livro aqui no blog, mas gente a verdade é que esse livro já se tornou parte de mim, o mais engraçado é que apesar do tema abordado em A Lista Negra não tem um final triste, na verdade ele tem um final relativamente satisfatório e feliz, porém o livro tem uma carga emocional gigantesca, e a autora conduz tudo de forma tão surpreendente, que ao mesmo tempo em que você se sente aliviada, você também se sente esgotada pela confusão de sentimentos ali presente.


A Culpa é das Estrelas

Sim, eu chorei com A Culpa é das Estrelas. E apesar de ter gostado muito do livro, não posso negar que o fato que mais contribuiu com as minhas lagrimas foi não saber absolutamente nada da trama que envolvia os personagens. O livro não foge daquele clichê adolescente, e desde o início você já sabe que um dos personagens vai acabar morrendo, mas mesmo assim eu não estava preparada para qual personagem iria morrer, então chorar se tornou inevitável.

O Último Adeus
E é claro que eu não poderia deixar de citar o livro que mais destruiu meu coração entre todos os livros que li e me fizeram chorar. Eu já cansei de falar desse livro aqui, mas toda vez que se fala de um livros capaz de emocionar e levar o leitor as lagrimas, é inevitável não pensar em O Último Adeus. Que eu gosto de livros que falem sobre o processo do luto não é segredo para ninguém, mas eu ainda não tinha encontrado um livro sequer capaz de descrever tão bem, na minha opinião, o que de fato é esse período. Cada cena que a personagem passa, cada sentimento de culpa, abandono, tristeza, foi bem semelhante aos sentimentos que tive quando perdi a minha mãe, e mesmo hoje, depois de alguns meses que finalizei a leitura do livro, ainda sim é impossível falar dele sem que eu me emocione.

Bom gente, esses foram alguns livros que me fizeram chorar... E vocês, qual livro fez com que vocês se desmanchassem em lagrimas?

3 comentários:

  1. Oi, Aline!
    Eu nunca chorei em livro nenhum... ainda não apareceu esse especial hahaha
    HP6 é bem triste mesmo, mas nada supera o 7... tem mortes ali que nunca vou superar.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  2. Queria ter chorado com A culpa é das estrelas, mas não senti essa emoção com o livro. Agora estou bem ansiosa para ler O último adeus.

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca chorei lendo mas assumo que tenho medo de ler ACEDE porque provavelmente vou chorar 😂😂

    ResponderExcluir