21 de fevereiro de 2017

Resenha: Olho por Olho

Título: Olho por Olho
Autora: Jenny Han e Siobhan Vivian
Editora: Novo Conceito
Páginas: 320
Sinopse: Alguma vez você já quis realmente se vingar de alguém que a ofendeu? Talvez uma ex-amiga que a apunhalou pelas costas, ou um namorado traidor, ou um namorado traidor, ou um estupido da escola que a humilhou desde que você era pequena...
Alguma vez você já sonhou em envergonha-lo na frente de todos? E, então, alguma vez você se uniu com outras duas pessoas para criar um elaborado esquema de destruição e revanche? A maior parte de nós não pode dizer que sim a todas essas perguntas (felizmente). Mas, certamente, todos nós somos capazes de nos identificar com muitos dos sentimentos de Kat, Lilia e Mary em Olho por Olho...
No entanto, de um exercício de malicia, de uma simples brincadeira adolescente, o jogo “aqui se faz, aqui se paga” poderá assumir proporções trágicas, m que até mesmo as leis da natureza vão se dispor, misteriosamente, a acalmar os corações ofendidos.
Deixe-se levar por uma genuína história sobre o certo e o errado, o justo e o injustificável e procure entender _ se possível _ os verdadeiros motivos que transformam estas três meninas.
Dramático, honesto e fascinante, este é um livro que ultrapassa todas as expectativas!


Resenha:

“Garotas crescidas não choram...
Elas acertam as contas.”

Eu ainda não sei dizer se amei ou se odiei o livro, na verdade eu me sinto um pouco enganada, Olho por Olho foi para mim aqueles livros que prometem, mas no fim parecem não cumprir tudo aquilo que prometeu. O livro não é ruim, por favor não me entendam mal, ele é apenas inocente demais para o tema que aborda, e todos nós sabemos o quanto as pessoas podem ser cruéis, principalmente se forem movidas pelo sentimento de vingança.
Mary, Kat e Lilia estão no ensino médio e apesar de serem tão diferentes entre si, as três carregam o grande desejo de vingança. Mary foi atormentada durante a infância por um garoto, que constantemente praticava bullying contra ela, e com isso a garota teve toda sua vida destruída. Kat foi desprezada e humilhada por uma amiga e agora ela tá cansada de levar desaforo para casa. Lilia se deixou levar pelo cara errado e agora será capaz de tudo para proteger sua irmã. Cansada de esperar o “carma” agir, as três se unem num plano de vingança, um plano que parece perfeito, mas que qualquer deslize pode colocar tudo a perder ou até mesmo destruir a vida de algumas pessoas pelo caminho.

“Ninguém pode jamais saber o que vamos fazer. O que fizermos juntas vivera e morrera conosco.”

Assim que li a sinopse do livro confesso que estava preparada para um plano ardiloso de vingança, e iniciei a leitura com a certeza de que muitas pessoas iriam se machucar ao longo do caminho. Kat, Mary e Lilia tem motivos de sobra para se vigarem em grande estilo e sem medo das consequências. Aliás quem poderia desconfiar delas? Mary é uma garota doce e que passa totalmente despercebida a escola; Lilia é a garota rica, mas sempre humilde; e Kat apesar de seu comportamento rebelde, todos acreditam que ela é incapaz de fazer mal a alguém. Então seria realmente fantástico ver essas três unidas em um plano de vingança capaz de botar a Ilha de Jar inteira de pernas pro ar, porem o que realmente acontece são vinganças bobas e inocentes, que parecem mais brincadeiras de mal gosto, e o único fato que pode trazer algumas consequências na vida das garotas tem um toque sobrenatural, já que uma das garota tem um toquezinho de “Carie, a estranha”.
Apesar do livro não ser bem aquilo que eu esperava, as autoras conseguiram de certa forma me prender, e até mesmo fazer com que eu criasse uma certa afinidade com os seus personagens e torcesse por eles de algumas forma.

“Nos três somos um círculo. Estamos ligadas uma as outras agora. Posso sentir. Sinto poder também. Toda a conversa, o trabalho duro, as brincadeiras que fizemos, isso tudo nos trouxe até aqui e agora.”

Narrado em primeira pessoa e com os capítulos alternados entre Mary, Kat e Lilia, o que permite a leitor uma visão ampla da trama. O livro possui uma leitura fácil e ágil e, apesar de não fugir de alguns clichês do gênero Young Adult, as autoras souberam conduzir bem a história, mantendo o clima de suspense em cada página.
Enfim, Olho por Olho apresenta todos os elementos encontrados na maioria dos YA que vemos por aí, a garota rica e popular, a rebelde sem causa e a mocinha tímida e que ninguém parece notar. E mesmo ficando ali na zona de conforto, sem fugir do obvio, as autoras foram capaz de criar uma história totalmente singular. E logico que eu não poderia deixar de recomendar a leitura.

10 comentários:

  1. oi
    Eu já estava curiosa pra ler esse livro, agora depois da sua resenha fiquei mais, adoro esses livros que nos envolve e não conseguimos parar de ler, porque ficamos muito curiosa sobre o que vai acontecer e acabamos lendo tão rapidamente que nem percebemos...
    Adorei a resenha ;)
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Eita que vontade de ler esse livro. Meu Deus deve ser muito bom. Gosto de temas assim kkk. Belo post vou anotar aqui o nome do livro ou favoritar seu post pra não perder. Bjinho. Belo post.

    ResponderExcluir
  3. Parece ser um livro bem instigante e que te prende na leitura.Já vi que vai ser bem envolvente.Gostei muito de sua resenha e impressões sobre o livro.ótima recomendação de leitura.Não sei vc, mas daria um ótimo filme tbm, não?

    ResponderExcluir
  4. Essas coisas já aconteceram muito na vida real né. Gosto muito de livros realistas assim sabe? A leitura aparentar se boa e não ser nenhum pouco enjoativa... Obrigada pela dica..

    ResponderExcluir
  5. As vezes um título dá uma ênfase e quando vamos ler não é muito de acordo ... Em fim, pelo que vi do teu review é um bom livro talvez mais suave do que o título, mas que vale a pena ler ... Valeu a dica!
    Bjs ❤
    Minda

    ResponderExcluir
  6. Eu estou com muita vontade de ler esse livro, adoro esse tema de vingança, resviravoltas... e o título é bem chamativo! Mas fiquei um pouco desanimada por saber que o livro não atendeu suas expectativas! Mas mesmo assim quero ler e espero discordar de você kkkk resenha ótima! Beijos!

    MEMÓRIAS DE UMA LEITORA

    ResponderExcluir
  7. Isso acontece demais comigo que tenho uma mania muito feia de comprar livro pela capa (não me mata, hahaha) mas como sempre tentando achar o lado bom das coisas. Mesma coisa quando comprei Apocalipse Z (minha área de leitora é puxada mais para o terror) e a capa mega simples, sinopse curta, nada de atrativos mas quando fui tomando gosto pela leitora, pela sobrevivência do personagem no apocalipse zumbi eu fiquei estagnada de tanto amor por algo tão simples. Anyway, EU AMO histórias com tema de vingança, culpe O Conde de Monte Cristo por isso, mas o que me deixou interessada foi a temática ser voltada para o bullying, embora ele não tenha atendido tuas expectativas, mega fiquei curiosa com ele então vou ler com cuidado (depois que finalizar a pilha de livro que acabei acumulando né, haahaha) amei a resenha e tua opinião objetiva sobre o livro. Beijão.

    ResponderExcluir
  8. Os protagonistas não são puros e santos a ponto de perdoar sem dar o troco. Conteúdo é um pouco mais pesado devido ao tema "vingança". Muitos disseram que não ficaram surpresos com o resultado da história, que estava esperando muito mais.Muito bom seu texto fiquei mega curiosa para ler o livro beijo.

    ResponderExcluir
  9. Oi Aline, tudo bem?

    Realmente a premissa do livro leva o leitor a imaginar um livro bem pesado até porque uma vingança que se preze tem que ter pelo menos um pouco de derramamento de sangue (que o diga as novelas mexicanas). Então, ao ler a premissa eu imaginei completamente isto e ao ver que a obra deixa a desejar neste contexto é bem desanimador, em todos os sentidos. Acho que esperaria bem mais e pela sua resenha não foi isso que ocorreu, uma narrativa um tanto "infantil" não cai bem para um tema que tem tanto para ser explorado. Uma pena que você não tenha tido uma relação legal com a obra.
    Sua resenha ficou fantástica e conseguiu ser bem objetiva. Talvez eu der uma chance para a obra!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Quando eu li a sinopse, esse livro me pareceu maravilhoso e genial
    Mas com o decorrer da resenha perdi esse encanto, me pareceu muito bobo e infantil, infelizmente. Mas não por conta da sua resenha, ela está ótima, é mais pela própria narrativa
    XoXo Soph

    ResponderExcluir