5 de maio de 2016

Resenha Deslembrança


Ano: 2012
Páginas: 254
Editora: Intríseca


Autora: Cat Patrick
Sinopse: Não tenho passado. Minhas únicas lembranças estão no futuro.
Toda noite, quando London Lane recosta a cabeça no travesseiro e dorme, cada mínimo detalhe do dia que viveu desaparece de sua memória. Pela manhã, restam-lhe apenas lembranças do futuro: pessoas e acontecimentos que ainda estão por vir. Para conseguir manter uma rotina minimamente normal, London escreve bilhetes para si própria e recorre a sempre fiel melhor amiga. Já acostumada a tudo isso, ela tenta encarar a perda de memória mais como uma fatalidade que como uma limitação. Mas, quando imagens perturbadoras começam a surgir em suas lembranças e London precisa, de algum modo, escapar delas, fica claro que para entender o presente e o futuro ela terá que decifrar o que ficou esquecido no passado.
Misto de romance e thriller psicológico, Deslembrança martela na cabeça do leitor aquela inquietante pregunta: E se?


Resenha
O livro é gostoso, mas não com uma leitura muito fácil pois temos que prestar muita atenção para acompanhar atentos os detalhes da história, mas isso a torna ainda mais interessante porque queremos muito saber como a autora vai desenrolar a trama.
"Observações: - Comi uma tonelada de carboidratos hoje (mamãe comprou sorvete de menta com flocos!). MALHAR!"
As lembranças de London são muito especiais porque não estão no passado e sim no futuro. Ela reconhece o caminho da escola porque sabe que futuramente passará por ali, reconhece pessoas porque sabe que futuramente serão amigos, ou estarão no seu futuro de alguma forma. Mas, esses fatos futuros depois de ocorridos também se apagam de sua memória. 
"Lembro-me da relação que vai destruir um casamento, arruinar uma carreira e partir o coração da minha melhor amiga.'
Logo no início do livro ela conhece um garoto apaixonante chamado Luke. Mas, apesar de se sentir muito interessada e atraída, não escreve sobre ele em suas anotações porque não o vê em seu futuro. O que me deixou bastante confusa, como assim eles não vão ficar juntos? São muito lindos juntos.
" Ele ainda esta olhando para mim. Bem para mim.
Luke é um querido, super romântico e tudo de bom. O livro tem toda essa parte super romântica, mas também tem drama e muito mistério. Em momento nenhum achei a leitura cansativa e fluiu muito rápido.
"- ONDE ESTOU? 
Em determinado momento London começa a ter sempre o mesmo sonho perturbador, está em um funeral. Assustada por não saber quem estava ou estará no caixão, começa uma investigação que trará ao livro muitas reviravoltas. 
"Estátua assustadora de uma mulher com ar de santa (talvez um anjo?) na cova à esquerda... esculpida em pedra verde... que parece estar nos observado."
Tem uma mensagem super boa sobre amizade e a importância do passado na nossa vida, afinal o passado nos torna quem somos e seremos. 
Sério, eu conhece esse garoto?"
O desconhecido acorda assustado.
Boa leitura!!!


London é uma menina de 16 anos que todos os dias, mais precisamente às 04h33 da madrugada, tem o seu cérebro reiniciado, ou seja, seu cérebro só retêm lembranças do passado até seus 6 anos de idade. Para dar continuidade aos seus dias London escreve muitos bilhetes para ela mesma com avisos como: roupas que estão sujas, o que deve vestir, os trabalhos que ficaram incompletos, possíveis conversas que podem continuar. 
Outro ponto importante é que apenas a mãe de London e sua melhor amiga, Jamie, conhecem o seu problema e ela tem que fingir muito bem para o restante da escola, por exemplo detalhando o que usou em cada dia... para não fazer papel de boba.



-Ahn? - resmunga ele, olhando para mim como se eu fosse louca."

Karina Camatti





4 comentários:

  1. Desde que ouvi falar a primeira vez desse livro, fiquei bastante curiosa. Sem dúvidas, deve ser um tanto estranho apenas 'lembrar' do seu futuro, e simplesmente esquecer o que já ocorreu. Fico feliz que tenha gostado! Eu também estou bem curiosa para ler!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho esse livro a muito tempo,mas acabei não lendo por conta de outras prioridades,mas você me despertou uma urgência enorme pela leitura. Fico aqui imaginando o que acontecerá com a personagem e Luke e quem seria a pessoa no caixão. Muitas perguntas e uma vontade enorme de conhecer essa história.

    bjsss

    "Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Todos falam que realmente esse livro tem mensagens muito bonitas de amizade e reflexões para a vida. Não tenho problemas com muitos detalhes, até gosto quando o livro é um pouco "difícil".
    Gostei da resenha e da dica.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. oi, tudo bem?
    já vi vários elogios desse livro, parece ser mesmo ótimo. Não ligo de livros mais complexas e que precisem de atenção, desde que a história seja boa e cativante
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir