18 de maio de 2016

Resenha: Depois de você

Título: Depois de Você
Autora: Jojo Moyes
SinopseQuando uma história termina, outra tem que começar.
Com mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo, Como eu era antes de você conta a história do relacionamento entre Will Traynor e Louisa Clark, cujo fim trágico deixou de coração apertado os milhares de fãs da autora Jojo Moyes.
Em Depois de você, Lou ainda não superou a perda de Will. Morando em um flat em Londres, ela trabalha como garçonete em um pub no aeroporto. Certo dia, após beber muito, Lou cai do terraço. O terrível acidente a obriga voltar para a casa de sua família, mas também a permite conhecer Sam Fielding, um paramédico cujo trabalho é lidar com a vida e a morte, a única pessoa que parece capaz de compreendê-la.
Ao se recuperar, Lou sabe que precisa dar uma guinada na própria história e acaba entrando para um grupo de terapia de luto. Os membros compartilham sabedoria, risadas, frustrações e biscoitos horrorosos, além de a incentivarem a investir em Sam. Tudo parece começa a encaixar, quando alguém do passado de Will surge e atrapalha os planos de Lou, levando-a a um futuro totalmente diferente.


Resenha:

Quando eu soube que Como eu era antes de você teria sequência, meu primeiro pensamento foi que Depois de você seria um livro totalmente desnecessário e que talvez acabasse com todo encanto que envolve Lou e Will, mas eu estava extremamente enganada.
Após a morte de Will, Lou tentou seguir em frente, porém,  como já era esperado, ela simplesmente fracassou, e acabou mergulhando em um abismo de depressão.
Agora, morando em Londres e trabalhando em um bar no aeroporto, Louisa vive uma vida totalmente sem perspectiva. Seu relacionamento com a família continua abalado e seu apartamento esta longe de ser um lar.
Em uma noite, após beber muito, Lou acaba caído do terraço. E o acidente que poderia acabar com a sua vida, acaba sendo na verdade sua luz no fim do túnel. Ela finalmente volta a conviver com sua família; começa a frequentar a terapia, onde acaba conhecendo pessoas incríveis.
Claro que Depois de Você não é tão bom quanto Como eu era antes de você, mas mesmo assim ele consegue encantar e emocionar ao longo de suas paginas.
Lou me decepcionou um pouco nesse livro, um pouco não, ela me decepcionou bastante. Não que eu esperasse uma Louisa totalmente mudada e cheia de vontade de viver, afinal ela perdeu o grande amor de sua vida, mas sim, eu tinha uma grande esperança de ela vivesse pelo menos metade daquilo que o Will pediu a ela para fazer, essa foi a impressão que tive ao terminar o livro anterior. Porém Jojo Moyes nos apresenta uma Lou fraca, desiludida, desmotivada... Enfim, uma Lou contraria até ao que nos foi apresentado em Como eu era antes de você. Então passando a decepção inicial com a personagem, tudo que pude pedir a Deus foi que o desenvolvimento compensasse, e compensou. Jojo Moyes me surpreendeu novamente com sua narração maravilhosa e envolvente.
Lou, como já foi dito antes, não superou a morte de Will, e parece ainda se culpar e também culpá-lo por não se sentir boa o suficiente a ponto de fazê-lo desistir. E apesar de entender o lado dela, eu não pude deixar de sentir raiva pela pessoa que ela tinha se transformado, sua pouca vontade de viver parece simplesmente ter evaporado. Então o que encontramos aqui é uma pessoa sem vontade alguma de viver, uma pessoa que literalmente só vê a vida passar, mesmo achando que tudo anda errado. Após uma noite de bebedeira em seu apartamento, Lou acaba caído do terraço, isso faz com que ela conheça Sam e também volte a conviver com sua família, que inicialmente encara esse ocorrido como uma tentativa de suicídio. Para voltar a viver em Londres novamente, após sua recuperação, sua família lhe impõe uma condição, frequentar um grupo de apoio para pessoas que tentam superar o luto, meio relutante no inicio, mas louca para sair da pequena cidade que só trás lembranças de Will, Lou acaba começando a frequentar a terapia. O que parecia ser uma tortura no inicio, acaba se tornando uma grande válvula de escape, Lou acaba conhecendo pessoas maravilhosas, acaba recebendo um apoio incrível e assim acaba descobrindo que pode sim voltar a viver, que não há problema nisso.
Com o acidente, Lou conhece também Sam,um paramédico fofo,e super paciente, sim paciente, porque só com muita paciência mesmo para ficar vivendo na sombra de um cara morto, principalmente quando Lou não parece ter a mínima vontade de colaborar.
Mas a cereja do bolo fica por conta de Lily, a filha que Will infelizmente não teve a oportunidade de conhecer. Lily é uma garota que causa revolta logo de cara, mas ai você começa a conhecer ela, começa a ver seus valores, entende o quanto a ausência de um pai lhe destruiu, e a maneira trágica como descobriu quem ele era acabou te deixando ainda mais abalada. Porém, é graças a ela que Lou começa a superar a morte de Will, é através dela que Lou percebe que não é errado ela amar novamente, que isso não significa que ela não amou Will o suficiente. E é através dela que finalmente nos vemos a Louisa que Will tanto queria.
Não tenho palavras para dizer o quanto a Lou se transforma nesse livro, o quanto ela cresce e finalmente se torna alguém. É claro que no começo é quase impossível suportar todo processo de recuperação, mas os personagens secundários dá um show no livro, tornando a leitura gostosa e fluida, até o momento que a Lou esta pronta para ser a protagonista que tanto esperamos.
Enganasse quem pensa que Depois de você se trata de um romance, o livro tem como tema principal a superação, renovação, relação familiar. O romance para ser bem sincera fica em segundo plano, mas mesmo assim ele continua sendo tão fofo e doce como foi no primeiro livro.
É meio estranho ter que admitir isso, mas Depois de você foi um livro que me emocionou bastante e até mesmo mais do que Como eu era antes de você, um livro que achei previsível, enquanto em Depois de você eu consegui me surpreender por diversos momentos.
  



Nenhum comentário:

Postar um comentário