Light Grey Pointer Uma vida Literária : Resenha: Temporada de Acidentes

12 de janeiro de 2017

Resenha: Temporada de Acidentes

Titulo: Temporada de Acidentes
Autora: Moira Fowley-Doyle
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
Sinopse: Todo mês de outubro, inexplicavelmente. Cara e sua familia se tornam vulneráveis a acidentes. Algumas vezes, são apenas cortes e arranhões. Em outras, acontecem coisas horríveis, como quando o pai e o tio dela morreram. A temporada de acidentes é um medo e uma obsessão. Faz parte da vida de Cara desde que ela se entende por gente. E esta promete ser uma das piores.
No meio de tudo, ainda há segredos de família e verdades dolorosas, que Cara está prestes a descobrir. Neste outubro, ela vai se apaixonar perdidamente e mergulhar fundo na origem sombria da temporada de acidentes. Por que afinal, sua família foi amaldiçoada? E por que não conseguem se livrar desse mal?
Uma narrativa sombria, melancólica e intensa sobre uma família que precisa lidar com seus segredos e medos antes que eles a destruam.


Resenha:
“Então, brindemos à temporada de acidentes,
Ao rio que corre sob nossos pés, onde naufragamos nossas almas,
Aos hematomas e aos segredos, aos fantasmas no sótão,
“Mais um brinde à estrada de água.”

Fazia um tempo que Temporada de Acidentes na minha lista de leitura, mas eu sempre vinha protelando o livro por algum motivo, até que esse mês surgiu à oportunidade de colocar o livro na minha TBR da Maratona Literária de Verão, e eu acredito que não poderia estar mais surpresa com o livro do que eu estou.

Nesse livro nos vamos conhecer Cara, uma adolescente de 16 anos que vive com sua mãe, sua Irma Alice e seu “irmão postiço” Sam. Todo ano a família de Cara passa por um difícil período no mês de outubro, a chamada temporada de acidentes, e durante todo esse período ela e toda a sua família esta propensa a sofrer os mais variados acidentes, que vai de um simples arranhão até mortes nas temporadas mais difíceis.

“_Ah, tá bom! _ interrompe Alice, soltando um suspiro. _ Vou dormir. E vou tentar não causar mais nenhum acidente.”

Um dia olhando suas fotos Cara percebe que uma colega de escola, a Elsie, aparece em todas elas, inclusive nas mais antigas. Seja de costas, um cotovelo, um pedacinho do cabelo, o que importa é que ela esta sempre lá. Diante disso, Cara e seus amigos decidem procurar por Elsie, e tentar entender porque a garota parece estar sempre por perto, mas parece que ninguém sabe muito sobre ela, pelo menos não o suficiente para que Cara consiga encontrá-la. Ao longo dessa busca, segredos vão sendo revelados, historia do passado vãs sendo descobertas, peças de um quebra cabeça cada vez mais complexo vão sendo lançadas ao longo da trama e ao final todos ficam se questionando se existe mesmo uma temporada de acidentes, ou se tudo isso não passa de uma coincidência entre as tragédias que cercam essa família.

A forma como a autora conduz a trama é encantadora, existe mistério em cada uma das paginas, e por mais que alguns segredos sejam fáceis de descobrir logo no inicio do livro, Moira foi de uma maestria tão grande que mesmo nos dando pequenas dicas do que pode ser o final da trama, o leitor ainda sim consegue se surpreender.

“Eu estava perto das portas duplas quando bati a foto. Dá para ver as paredes descascadas, os rastros das nossas botas no assoalho empoeirado. Vemos o que sobrou da fogueira no meio do quarto vazio, mas não é isso o que me causa arrepios. Toco a tela para ampliar a imagem das janelas sujas, das cortinas comidas pelas traças, e lá, parcialmente escondida entre as cortinas, vejo um rosto penetrante à espreita, com aquele familiar olhar preocupado. Elsie.”

Outro ponto que me agradou bastante foi à personalidade do quarteto central do livro, que são tão diferentes em suas peculiaridades, mas que se unem de tal forma, que é quase como se fossem uma extensão um do outro, é como se eles sentissem a dor de quem tá próximo, trazendo ainda mais sensibilidade a trama.

Mas como nem tudo são rosas, creio que a autora quis tanto nos prender em algo fantasioso, que quando chegou a hora de abordar o segredo mais doloroso que cerca a família, ela acabou se perdendo e conseqüentemente deixou algumas pontas soltas, e isso acabou me deixando um tanto decepcionada, eu fiquei o livro todo rodeada de perguntas, ara no final não ter as respostas, eu fiquei tipo: “É só isso?”

“Será que é possível partir o próprio coração por acidente, como se quebra o pulso, por exemplo? Se for, a temporada de acidentes tem me machucado tanto por dentro quanto por fora.”

Enfim, o livro não é ruim, mas sabe como funcionam as expectativas né? O livro acabou sendo bem diferente de tudo que eu esperava, e apesar de acreditar que a autora tenha exagerado na hora de brincar de fantasia VS realidade, não posso deixar de admirar pela forma bacana como abordou o tema central.

Não seria um livro que eu recomendaria para todo mundo, mas se você tá em busca de um suspense fácil de decifrar e com uma grande pitada de fantasia, com certeza Temporada de Acidentes é o livro correto.

26 comentários:

  1. Olá!
    Esse livro está na minha wishlist desde o lançamento. Fiquei curiosa quanto a estória e parece ser ótima! Uma pena não ter superado suas expectativas :/
    Beijos, Garota Vermelha
    www.livrosdagarotavermelha.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu acho esse livro muito curioso por causa desse segredo, o enredo bem diferente, pena que a autora se perdeu. é um livro que se ganhasse, leria tranquilo, mas não compraria.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Aline!
    Achei a proposta do livro bem original, esse negócio de acidentes e tal. Também adoro um mistério e um suspense, e me parece que há bastante disso nesse livro.
    É uma pena que exista esse ponto negativo, as pontas soltas.
    Acredito que eu gostaria de ler o livro e tirar minhas próprias conclusões. Ah! Essa é a primeira resenha que leio do livro.
    Um super beijo!
    Thamiris Dondóssola, Historiar

    ResponderExcluir
  4. Oiiii!!

    Desde que o livro lançou eu estou louca para lê-lo. Consegui uma promoção na Saraiva mês passado e o comprei, mas acredita que até agora NÃO CHEGOU!
    Estou na expectativa de que ele venha, e assim vou dar um jeito de encaixar ele nas leituras deste ano!
    Por tudo o que você falou, eu acho que é um tipo de livro para mim! =)
    E se não me engano, tem um filme em que acontece algo similar com essa história da pessoa aparecer em todas as fotos da outra, não?

    Vou ter que ler para descobrir. hihi

    http://vicioseliteratura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fiquei com curiosidade de conhecer a história desde que vi o título, pois achei o título muito sugestivo e curioso (amo títulos diferentes). Depois de ler sua resenha fiquei meio com medo de ler , vendo agora não sei se as minhas expectativas seriam supridas ou decepcionadas. Eu gosto de suspense e Amoo fantasia, mas mistérios muito fáceis de decifrar não é muito a minha praia. Acho a capa super legal!! Beijinhos!

    www.facesemlivros.com

    ResponderExcluir
  6. Eu tinha colocado ele na minha lista de leituras, daí uma menina no Skoob comentou que era um livro muito ruim... Acabei tirando ele da lista, mas sei lá... Ele fez lembrar aquele: O CÉU NOTURNO DE MINHA MENTE. Por enquanto vou passando outras leituras na frente...

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Eu tenho esse livro na estante e estou louca para ler desde que o ganhei de presente, sua resenha ficou incrível e acho o assunto bem interesse e diferente, espero ler esse ano.
    Beijinhos da Morgs!

    ResponderExcluir
  8. vou ficar com essa dica, pois gosto de suspense assim. quando é muito intenso eu fico toda agitada kkkkk a sinopse é bem interessante, e estou muito curiosa para descobrir a parte fantasia. gostei bastante! é de uma editora conhecida, mas eu nunca tinha ouvido falar! adorei!

    ResponderExcluir
  9. Oiee Aline ^^
    Você não foi a primeira pessoa a dizer que a autora pareceu se perder mais para o final da história, e acabou deixando pontas soltas. É uma pena. Tenho curiosidade de conhecer a história, mas não é bem prioridade, sabe? E eu não sou muito fã de fantasia, muito menos de suspense...hehe' então não sei bem se é o livro certo para mim *-*
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  10. Temporada de Acidentes está na minha lista de desejados, eu tenho interesse em saber se é coincidência ou se essa família realmente tem algo mágico. A única coisa que me preocupou foi em relação ao que você me contou sobre o final ser desanimador, de certa forma...

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Desde o lançamento da obra que estou de olho nela, mas ainda não consegui fazer a leitura.
    A premissa é bem interessante e estou intrigada para saber porque todo ano nesse determinado período a família de Cara passa por essa temporada de acidentes e se Elsie tem alguma coisa a ver com isso já que parece estar sempre presente de alguma forma.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Este livro também está na minha lista de leituras. Eu acho que gostaria dele e do estilo porque é um pouco diferente do que costumo ler e fiquei curiosa para saber o que realmente se passa.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.blogandolivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    A premissa do livro é bem interessante, e gosto quando os livros tem personagens que se unem apesar das diferenças de cada um.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Jura que nao curtiu tanto? Eu estou com tanta expectativa nesse livro kk fiquei com medo agora! Mas eu ainda quero muito ler e ver se gosto, estou louca por um bom suspense! Amei sua resenha!

    www.memoriasdeumaleitora.com.br

    ResponderExcluir
  15. Adorei sua resenha!
    Nunca tive vontade de ler esse livro rs (não me condene)
    Quem sabe mais no futuro.

    ResponderExcluir
  16. Olá Aline, lendo a sua resenha acabei me interessando na leitura, gosto de coisas que envolve mistérios e fiquei curiosa para saber o por que dos acidentes, mesmo a autora deixando pontas soltas é uma leitura que não posso descartar. Bjkas

    ResponderExcluir
  17. Olá, acho que essa é a primeira resenha que leio desse livor, o título me deixou curiosa e é uma leitura que eu faria para descobrir mais sobre essa temporada de acidentes e sobre essa personagem que sempre está nas fotos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Esse livro está na minha lista mas ainda não tive a oportunidade de conferir. Adorei a sua resenha e uma das coisas que me chamou a atenção enquanto lia resenhas foi de fato essa diferença de personalidades entre os protagonistas.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Esse parece ser o tipo de YA que eu gosto, porque a história já me interessou desde a sinopse e sua resenha só aumentou minha curiosidade. Já vou acrescentar a lista para saber no futuro porque essa família sobre com a "temporada de acidentes" =)

    ResponderExcluir
  20. Tenho lido algumas opiniões sobre esse livro nas redes sociais, com uma certa frequência, mas confesso que apesar de gostar de suspenses sobrenaturais ainda não fui fisgada por esse. Mas adorei conferir suas impressões. E concordo, quando criamos altas expectativas acabamos por nos decepcionar.
    Beijos e ótimas futuras leituras.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?

    Fazia um tempinho que não via esse livro por aí. Pela sua resenha, gostei muito, apesar de, como você disse, ser previsível. Talvez eu fosse ler mais como passatempo, pois não teria grandes expectativas mesmo.
    Ah, o underline não é travessão.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  22. Oi, tudo bem?
    Não me interessou muito, apesar de ter adorado a capa. Quem sabe futuramente? Adorei sua resenha e a sinceridade nela! Parabéns!

    ResponderExcluir
  23. Ah, eu estava ficando cada vez mais interessada pela trama (sou fã de suspense), até chegar ao final da resenha. Suas considerações sobre a abordagem do segredo que cerca a família, me deixaram na dúvida.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a resenha mas não sou apreciador dessa temática 😉

    ResponderExcluir
  25. Oii, tudo bem?
    É bem chato quando você tem as expectativas lá no alto e acaba se decepcionando um pouco, mesmo que o livro tenha sido bom. Eu confesso que estou muito curiosa com a historia, pois amo suspense, e estou super ansiosa para descobrir o que a colega de Cara tem a ver com tudo isso.

    ResponderExcluir
  26. Oi.
    E tão ruim quando lemos e um livro achando que vamos amar e isso não acontece
    Mais e que cada leitor reage de um jeito eu só escuto coisas boas sobre este livro é você foi a primeia que eu vi que não achou tudo isso .
    Agora quando for ler não vou com tanta cede ao pote

    ResponderExcluir