Light Grey Pointer Uma vida Literária : Top 5 Livros Infantis

18 de abril de 2016

Top 5 Livros Infantis

Oi!

Eu como leitora, pedagoga, mãe, tia, ex professora, amo literatura infantil. Acredito que ela tenha feito parte da vida de todos nós em algum momento. Lembro de várias histórias que eu ouvia e lia quando era criança e que foram fundamentais na construção do meu amor pelos livros.

Hoje é dia Nacional do Livro Infantil e eu quero trazer algumas dicas de livros super gostosos para ler com os filhos, sobrinhos, filhos dos amigos, a criançada da vizinhança, ou para ler junto com a sua criança interior.




1 - Menina Bonita do Laço de Fita

Trata de questões raciais de uma forma linda e lúdica. A menina bonita do laço de fita é negra e muito admirada por um coelhinho branquinho que quer ser pretinho como ela. O coelhinho tenta de tudo para ficar pretinho, seguindo as dicas mais absurdas da menina.

"- Menina bonita do laço de fita, qual o teu segredo para ser tão pretinha? A menina não sabia mais inventou: - Ah, deve ser porque eu comi muita jabuticaba quando era pequenina."

2 - Historinhas Para Dormir



Uma delícia de livro com várias histórias vividas por bichinhos (que agem como crianças) e sempre acabam com um delicioso soninho. Ótimo para divertir e acalmar os pimpolhos na hora de dormir. Ler para as crianças antes de dormir fortalece os vínculos de afeto e desperta na criança o amor pela leitura. Além de garantir lindos sonhos...

"-Se eu fechar os olhos só um pouquinho, posso brincar na lagoa depois?, ele perguntou com um sorriso sonolento."
"-Pode sim!, disse a mamãe Elefanta. Então o elefantinho fechou os olhos."

3 - Hora do Banho

É a história do ursinho Teddy que brinca e se diverte na lama e depois prepara um bom banho para tirar aquela sujeirada. O livro é contado em versos, com rimas fáceis que ajudam a ampliar o vocabulário infantil. Ensina a criança a tomar banho direitinho. No final podemos cheirar o ursinho que tem um perfume bem gostoso.

"Para fazer bolhas, pode colocar sabão. Na água quentinha, continua a diversão."

4 - Adivinha Quanto Eu te Amo

É uma linda história de amor para os papais e os filhos aprenderem a falar sobre o seu amor um pelo outro. O coelhinho pai e filho ficam competindo quem ama mais o outro.

"-Eu te amo ATÉ A LUA! - disse ele, e fechou os olhos."
"Depois, deitou-se ao lado do filho e sussurrou sorrindo: -Eu te amo até a lua... IDA E VOLTA!"

5 - Eu Amo a Minha Mamãe



Já que antes dei uma dica para falar de amor entre os papais e os filhos, agora é a vez das mamães.
Neste livro tem vários bichinhos como: girafa, hipopótamo, baleia, ursinho, elefante...
Cada bichinho fala porque ama a sua mamãe, o que a mamãe faz de tão especial.
Faz a criança refletir sobre tudo o que a mamãe faz por ela, pela família, despertando a valorização do outro.

"-Eu amo minha mamãe - disse o pequeno elefante. Porque ela é muito forte, e me ajuda com coisas difíceis. Eu tenho mesmo muita sorte!"

Karina Camatti

11 comentários:

  1. Olá, que livros fofos. Não conhecia nenhum deles, mas achei a sinopse uma graça hahaha. Gostei da sua iniciativa de indicar livros para ler com as crianças, o que eu acho mais interessante em livros assim é o aprendizado que eles trazem através de um tema abordado ou situações apresentadas sem deixar de lado o caráter lúdico. Beijos, Luan.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan! É verdade, as histórias além de bem ilustradas sempre trazem uma aprendizagem importante para o desenvolvimento infantil. Eu tenho filhos, mas antes de tê-los sempre parava na sessão de livros infantis para espiar, adoroooo kkkk.
      Bj

      Excluir
  2. Olá!
    Amei as dicas de livros. Meu filho está começando a conhecer as letras e formar sílabas na escola e sei que essas histórias vão anima-lo para iniciar a leitura.
    Adorei as suas indicações.
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen! Sim, a dica agora são livros com bastante ilustrações e poucas frases, com letras de forma e melhor ainda se tiverem rimas. Ler todas as noites um pouquinho com os filhos cria um momento mágico, além de despertar na criança o amor pela leitura que ele levará para sempre. Bjs

      Excluir
  3. Minha filha tem 8 anos de idade e é uma leitora voraz, graças a Deus...rsrs
    Mas os livros mais infantis não fazem a cabecinha dela, está na fase "Diário de uma garota..." sabe qual?
    Então... Mas mostrei essa postagem a ela e ela escolheu dois livros, que foram para a estante de compras, valeu pela dica de leitura. ;)
    Beijos!
    Vivi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Amei saber que a sua princesa escolheu duas dicas daqui. Vou pensar num Top 5 especial para ela, com livros para mocinhas lindas e mocinhos também com 8 anos +.
      Bj

      Excluir
  4. Não conhecia nenhum dos livros do top five , mas acho que são ótimas indicações para os pais dos pequeninos.

    Vou repassá-las para alguns amigos que tem pequeninos em casa,infelizmente os meus já são adolescentes. Sinto falta de ler livros para eles na hora de dormir.


    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Oi Karina,

    Amo infantis e infanto-juvenis também, além de ser uma delícia ler e dividir com os sobrinhos ainda consigo usa-los em alguns treinamentos que ministro. Então, já sabe né? Anotei como dicas, pois não conhecia nenhum deles.

    Bjo
    Tânia Bueno Faces

    ResponderExcluir
  6. São muito belos para incentivar a leitura desde pequenos. Tenho irmaos pequenos que frequentemente leio uma história, ou brincam com livros infantis para tornar um hábito.
    Adorei a postagem, abraços.

    Blog Clichê Imperial

    ResponderExcluir
  7. São muito belos para incentivar a leitura desde pequenos. Tenho irmaos pequenos que frequentemente leio uma história, ou brincam com livros infantis para tornar um hábito.
    Adorei a postagem, abraços.

    Blog Clichê Imperial

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bom?
    Acho que o primeiro livro era um dos que lia quando era pequena! Se não for o mesmo era algo bem parecido, que saudades <3 Adorei o top cinco! Já mostrei para minha tia aqui, para que comprasse para minha priminha rs
    Beijos!

    ResponderExcluir