Light Grey Pointer Uma vida Literária : Resenha: O Projeto Rosie

25 de abril de 2016

Resenha: O Projeto Rosie


Ano: 2013
Páginas: 320
Editora: Record

Autor: Graeme Simsion
Sinopse: Às vezes não somos nós que encontramos o amor; é ele quem nos encontra.
Don Tillman, 39 anos, musculoso e tão bonito quanto Gregory Peck, é professor de genética e nunca teve uma namorada. Em seu estrito cronograma de atividades, todas as tarefas são calculadas para garantir o menor desperdício de tempo. Nada de imprevistos ou de surpresas; diretrizes para que Don não precise recorrer às suas baixíssimas habilidades sociais. Mas, na busca pela esposa perfeita, ele vai precisar de muito mais que a ajuda do questionário que desenvolveu para selecionar candidatas. E, quando Rosie Jarman entra em seu escritório - um exemplar totalmente inadequado ao seu perfil-, o imprevisto, o impulso e a emoção passam a ser as novas regras.




Resenha:

Um romance completamente fora dos padrões. Diferente de tudo o que eu já li até hoje, O Projeto Rosie é um livro extremamente cômico e surpreendente.
Confesso que no início achei confuso, ou apenas diferente demais, mas com o decorrer da leitura fui me envolvendo com seus personagens malucos (tudo doido, mas quem não é?kkkk), e comecei a curtir de verdade a história.

Don Tillman tem uma brilhante carreira acadêmica no campo da genética, metódico com tudo em sua vida, segue rigorosamente uma rotina (bizarro), como por exemplo o seu cardápio, que é absolutamente o mesmo toda as semanas para evitar desperdícios. Faz seus exercícios, o que mantém o seu corpo musculoso em forma, sempre no mesmo horário. Nada foge aos ponteiros do relógio.

Sentindo-se sozinho, pois perdeu uma grande amiga, resolve encontrar uma esposa. O problema é que Don tem graves problemas de socialização, e com as mulheres é um verdadeiro fracasso.
Usando a ciência a seu favor, ele elabora um super questionário para achar a mulher ideal e que seja altamente compatível com ele. Está lançado o Projeto Esposa! O complexo questionário irá colocar Don em diversas "saias justas" e proporcionar momentos de muita diversão ao leitor.
No meio da árdua e frustrante busca pela esposa perfeita Don conhece Rosie, segundo ele, uma mulher totalmente inaceitável e fora dos padrões para ser a sua esposa.

Sem nenhum envolvimento amoroso (será?!) eles acabam passando cada vez mais tempo juntos, construindo uma espécie de amizade, enquanto Don ajuda Rosie na difícil missão de encontrar seu pai biológico. 
Rosie parece ser a única a conseguir aturar o problemático professor, e com a sua vida desregrada acaba fazendo com que ele perceba a sua dificuldade em demonstrar emoções.

Devido a dificuldade com suas emoções, inaptidão social, e a seu rígido cronograma, antes de Rosie entrar em sua vida, Don só tinha dois grandes e verdadeiros amigos: Gene e Claudia um casal de psicólogos nada convencional. Gene faz um estudo sobre relacionamento com mulheres de diversas nacionalidades (ele faz sexo com essas mulheres), se considera um garanhão e perito no trato com o sexo feminino. Claudia não se sente confortável com a vida do marido mas aceita, ela é a voz da razão na vida de Don.

O livro é conflituoso, divertido e comovente. O autor conseguiu dosar muito bem todas essas emoções na história e, ainda, nos trazer ricos e interessantes fatos científicos e psicológicos sobre o ser humano.
Fica a dica...

Só por curiosidade:

O personagem Don é comparado a Gregory Peck. Gregory Peck, é o chamado "galã" dos filmes antigos, nasceu em 1916 na Califórnia e faleceu aos 87 anos em 2003. Ganhou o Oscar como melhor ator pelo filme "O Sol é Para Todos", de 1962. (informações da Wikipédia)








17 comentários:

  1. Olá!!!
    Eu já tinha ouvido falar desse livro em algum blog, mas não me lembro qual?? o.O
    Realmente já disseram que esse livro é cômico e com um romance diferente! O que acabou chamando minha atenção :)
    Quem sabe depois de diminuir a lista interminável minha, eu leio :3

    lereliterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Antonia! Vale acrescentar na sua lista de leitura, depois volta para contar o que acho. Bjs

      Excluir
  2. esse livro é ótimo um dos mais legais que li sobre pessoas que tem sindrome de asperger.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana! Obrigada pelo comentário, que bom você ter gostado da leitura. Bjs

      Excluir
  3. Ooi! Acho a capa desse livro um amor, mas não sei se a leitura iria fluir.
    Gostei da sua resenha e parabéns pelo blog! Sucesso ^-^
    Beeijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ruhh! Quando tiver a chance tente iniciar a leitura dele, acho que você não vai conseguir largar. bjs

      Excluir
  4. a temática desse livro é super interessante, eu ainda não o li, mas tenho muita vontade...

    amei a sua resenha!!!!

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denise! O livro é super interessante, além de divertido. Não fique só na vontade, assim que der leia porque vale a pena. bj

      Excluir
  5. Gente, que livro é esse? Preciso dele para ontem. rsrsrsrs

    Ultimamente tenho gostado muito dos livros da Record, eles andam com livros ótimos.

    Claro que sua sinopse também ajudou.

    Beijos
    Bel Góes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bel! Ainda bem que existe uma infinidade de livros bons por aí né? A nossa listinha de leitura nunca termina, sempre tem uma nova dica para nos deixar com vontade. bj

      Excluir
    2. Oi Bel! Ainda bem que existe uma infinidade de livros bons por aí né? A nossa listinha de leitura nunca termina, sempre tem uma nova dica para nos deixar com vontade. bj

      Excluir
  6. Eu li esse livro a bastante tempo e foi uma ótima surpresa para mim. Me encantei demais pelos personagens e pela história ser diferente, já havia me deixado mais animada ainda para ler. Agora estou doida para conferir a continuação, que espero ser tão cômica quanto esse primeiro livro.

    Beijos, Gabi Reino da Loucura - Participe do top comentarista de maio, serão dois ganhadores.

    ResponderExcluir
  7. Oi! Eu gostei muito desse livro..
    Sabe quem o Don me lembra? Sheldon de The big bang theory.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Olá, preciso ler esse livro, sempre vejo ótimos comentários a respeito. Parabéns pela resenha!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Já tinha visto esse livro por aí, mas não sabia da sua história. Parece ser um livro bem divertido e um amorzinho ao mesmo tempo. Fiquei interessada em ler.

    Beijos

    ResponderExcluir