21 de março de 2016

Entrevista com Flávia Padula

A querida e talentosa Flavia Padula respondeu algumas perguntinhas sobre o seu trabalho e sobre o tão aguardado livro "O Yankee" que sairá do forninho agora em abril. "O Yankee" é o segundo livro da "Série Casamento Arranjado", cujo primeiro livro foi o maravilhoso "O Duque", que já está com a resenha aqui no blog. Vamos conhecer um pouco mais desta incrível escritora?






1 - O duque foi um dos melhores livros que eu já li. Qual foi a sua inspiração para escrever a história?

Primeiramente quero lhe agradecer por essa oportunidade de falar sobre o meu trabalho e segundo: fico imensamente feliz que tenha gostado do livro.
Bom, o primeiro livro histórico que eu escrevi chamava-se A RAINHA NEGRA. Dele saiu todos os outros que tenho escrito, inclusive, O Duque. Philip nasceu quando eu tinha acabado de ler sobre a Revolução Francesa, era para ele ser o braço direito de Napoleão, mas daí ficaria complicado ele ser casar com uma inglesa numa França em Guerra com a Inglaterra, então eu tive que antecipar o amor deles uns de dez anos. E a Victoria foi uma metáfora da rivalidade que existia entre França e Inglaterra, porque eu precisava de uma mulher que fosse o oposto de Philip e que o enfrentasse, então nada melhor de que uma inglesa para se opor a um francês.

2 - O próximo livro será lançado em breve, o que podemos esperar?

Eu estou mais ansiosa do que todos para o lançamento do livro O Yankee. Vou contar um segredo, ele é meu xodó. Levei tempo escrevendo-o, e o fiz com muito amor, na mesma época que O Duque. Tanto Maximilliam quanto Helena tem personalidades fortes e um passado conflituoso, não vai ser fácil unir esses dois. Mas o leitor pode esperar personagens intensos, apaixonados pela vida e dispostos a tudo para serem felizes...

3 - Quantos livros você pretende escrever nesta coleção?

A principio são três livros: O Duque, o Yankee e o O Plebeu. Mas reescrevendo O Yankee já surgiu ideia para mais um, mas ainda estou amadurecendo a história, quem sabe... Mas por enquanto são três livros.

4 - Você tem algum ritual na hora de escrever?


Não. Escrevo em qualquer lugar ou tempo, com ou sem barulho, escrever para mim é mais que um dom, é uma forma de respirar, de viver. Mas adoro escrever com música, todos os meus livros tem trilha sonora. Ah, e se tiver uma xícara de café, então está perfeito.
Incrível esta entrevista né?
Obrigada Flávia você é uma amada e cheia de talentos, tenho certeza que a sua estrelinha vai brilhar cada vez mais.
Karina Camatti


5 - O que seus filhos acham da Flávia escritora?

Adoram. Eu e minha filha de 14 anos trocamos figurinhas sobre as personagens, tanto dos livros que lemos, quando dos meus livros ou contos. Todos os prêmios que ganhei, eles foram ouvintes dos textos e davam suas opiniões sinceras. É muito bom ter essa troca com as pessoas que amamos, traz segurança na hora de escrever, fortalece a sua fé no trabalho.

6 - Qual a importância da literatura na sua vida?

Pergunta maravilhosa essa.
Eu tenho tatuado nas costas uma Borboleta Azul, devido aos três contos premiados no ano passado que tinha a borboleta como fundo, a literatura para mim está sob a pele. Escrevo e leio desde os cinco anos, meu primeiro livro foi Era Uma Vez Um Tirano, Ana Maria Machado, nunca parei de ler. Escrevi meu primeiro livro aos onze anos e tenho incontáveis volumes prontos. A literatura para mim é a melhor forma de expressão do individuo, trazendo para o mundo histórias silenciadas pelo tempo. Todo livro, por mais imaginário que seja, tem uma vaga lembrança de realidade, algo que de algum modo vivemos, ou vimos ou ouvimos e com mágica colocamos no papel. É essa a importância da literatura para mim: levar para as pessoas novos pensamentos, universos escondidos no DNA.

7 - Como foi o processo de desenvolvimento do livro O Yankee?

Eu não tenho um sistema de escrita, muitas vezes começo pelo fim do livro e depois vou desenvolvendo. Às vezes vou para o primeiro capítulo e crio um décimo quinto em seguida. As ideias vão fluindo, eu deixo as personagens tomarem vida própria, não lhes dou regras. Contos já viraram livros e com o Yankee foi assim, eu tinha acabado de ler sobre a Guerra da Independência dos EUA e eu escrevi o conto que as personagens principais se encontram pela primeira vez, daí o conto virou capítulo e foi fluindo ao som de Joe Cocker. E vou te contar um segredo, eu havia perdido o arquivo do Yankee porque na época meu computador havia pifado. Fiquei imensamente triste porque não tinha salvado em disquete (olha que antigo). Há alguns anos por acaso mexendo em cd’s, eu o encontrei salvo ali, lindo e maravilhoso, até chorei!

9 - Quais os seus livros preferidos?

O livro que eu mais amo nessa vida é Uma Obsessão Indecente, da Collen Mccullough. São muitos, eu já li livros demais nessa vida, mas outro que também tenho com carinho é Rebecca, Daphne Du Maurier e o Mundo Sem Fim, do Ken Folet. Esses eu amo mesmo.

10 - Você tem algum avatar para o Duque e a Victória?


Ainda não. Mas vou pensar no assunto!

Consigo sentir em cada palavra da Flávia o grande amor e dedicação que ela tem pela literatura e certamente isso se reflete nas incríveis histórias que ela escreve.
Gente! O Brasil tem grandes escritoras e escritores, precisamos conhecer mais estas preciosidades da nossa terra. É muito talento!


35 comentários:

  1. Adorei a entrevista. Muito legal, e ela parece um amor :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Monique! Fico feliz que você tenha curtido a entrevista. A Flávia é realmente incrível e talentosa, além de ser super acessível aos seus leitores. bj

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Karina, tudo bem?
    Adorei a entrevista (é ótimo para conhecer novidades por aí), e como não conhecia a autora, foi ainda melhor para compreender seu trabalho. Pelo que percebi ela deve ser muito talentosa mesmo e só tenho a lhe desejar muito sucesso sempre.
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fer! Ela é realmente talentosa e muito querida. Fico feliz que você tenha curtido a entrevista e sei que você vai curtir o trabalho dela também. Bjs

      Excluir
  5. Oie, eu não conhecia essa escritora mas já me interessei pelo trabalho dela, principalmente que ela aparentemente é escritora de vários romances históricos. Essa série da qual sairá o segundo livro me despertou interesse, trazendo a frança e inglaterra antigas, quero saber mais a respeito e poder ler. Outro ponto que achei muito legal foi eela ter começado a vida literária com Ana Maria Machado, também comecei bem cedo com ela. E também essa relação de trocar figurinhas com os filhos a respeito dos personagens é ótimo. Por fim adorei saber que Mundo sem fim do Ken follet é um dos livros preferidos da Flávia, adoro essa obra. Ótima entrevista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Tamara! É muito bom conhecer um escritor, a gente passa a ter um outro olhar sobre o seu trabalho. Bjs

      Excluir
  6. Eu não conhecia a autora e a achei mega simpática. Ela escreve um genero que eu não leio muito, mas mesmo assim eu fiquei bem curiosa. A entrevista ficou ótima!!!
    MEU AMOR PELOS LIVROS
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi! Obrigada pelo comentário. Talvez você não curta o gênero porque não tenha encontrado um livro que te cativou, experimenta começar pelos livros da Flávia, eu fiz a resenha do Duque aqui no blog, dá uma olhadinha, acho que você vai curtir. Bjs

      Excluir
  7. Adoreei a entrevista! Pra escritor todo lugar é lugar de escrever, as inspirações vêem dos momentos mais inesperados :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Tem resenha nova no blog de "Se eu morrer antes de você", vem conferir!

    ResponderExcluir
  8. Oi, que legal a entrevista e acho ótimo quando temos uma maior interação com os autores e adorei a entrevista e achei a autora um amor de pessoa. E acho que para o escritor todo lugar é um bom lugar para escrever e as inspirações vêm a qualquer momento.
    bjus
    http://recantoliterarioeversos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Thatyane! Ela é talentosa e criativa e na entrevista conseguimos ver o quanto a escritora precisa estudar para escrever uma história fictícia dentro de uma história real. Muita responsabilidade né?

      Excluir
  9. Olá!
    Nossa, adorei a entrevista!
    Ainda não conhecia a autora nem suas obras, mas ela me pareceu bastante simpática. Acho que ela é o tipo de autora que doa vida ao personagem, pois ela disse que não impõe limite a eles. O fato de a filha de 14 anos conversar com ela sobre livros é incrível! A filha dela, com certeza, será uma pessoa maravilhosa.
    Escrever em todo lugar, é exatamente isso que penso, a inspiração não tem hora pra vir.
    Adorei conhecer um pouco mais da autora e desejo sucesso a ela.
    Beijos,
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bruna! Obrigada pelo seu comentário, fiquei bem feliz e tenho certeza que a Flávia também irá ficar, é muito importante reconhecer o trabalhos de nossos escritores. Bjs

      Excluir
  10. Oie!
    Adorei a entrevista! Gostei de conhecer um pouco mais dessa escritora tão simpática! E adorei saber que compartilha dessa paixão com os livros, principalmente com os filhos!
    Quanto ao livro, fiquei bem curiosa para conferir, devido ao elogio para a trama e ainda ao descobrir que a continuação já está saindo \o/
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Que bom você gostou da entrevista. A Flávia é uma escritora bem acessível aos seus leitores. Eu indico que você leia o Duque, a resenha está aqui no blog, tenho certeza que você irá gostar. Bjs

      Excluir
  11. Olá, sabe que eu não conhecia a autora e nem a obra ainda, e pela entrevista eu já fiquei super curiosa com ambos. Já quero ler o livro e ver o que eu acho, já que a autora me deixou super curiosa nessa entrevista!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kétrin! A Flávia é realmente apaixonada pelo que faz, dá para sentir na entrevista o amor e dedicação pelo trabalho. Leia o Duque que vocêvai se apaixonar. Bjs

      Excluir
  12. Olá!
    Não conhecia a autora e nem os livros, mas já gostei do fato de serem livros históricos. Amo livros com essa pegada! Gostei muito de conhecer um pouco mais sobre a Flávia e adorei dela incluir a filha no processo de escrita, acho que agrega as duas. Dos livros que ela tem como preferido, não li nenhum, infelizmente.

    Ótima entrevista!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamilla! Se você gosta de romances históricos tenho certeza que vai amar os livros dela. Comece pelo livro "O Duque" e tenho certeza que você vai aguardar roendo as unhas o lançamento da continuação "O Yankee". bjs

      Excluir
  13. Ooi,
    Não conhecia a autora, mas ao ler a forma que ela se refere aos livros fiquei muito curiosa para conhecer as obras! Parabéns pela entrevista.
    Vitória Zavattieri

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vitória! Te convido a ler os livros da Flávia, você vai gostar. bjs

      Excluir
  14. Adorei a entrevista, não conhecia a autora nem o livro e gostei dessa de o livro ter nascido depois de ler sobre a Revolução Francesa, pois dá um pano de fundo sensacional para a história, mesmo eu não gostando de romances do tipo.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giovana! Que bom que você gostou da entrevista. Mesmo não gostando deste tipo de leitura te convido a ler "O Duque", ele é muito bom. Talvez você goste do estilo que a Flávia escreve. bjs

      Excluir
  15. Olá,

    Eu adoro entrevistas, a gente sempre conhece autores diferentes. Eu não li O Duque, mas achei a premissa bem massa, tem umas coisas que eu curto. Vou ficar de olho na autora pra conhece-la melhor. Que bacana ela ter uma borboleta azul tatuado, ela ama a literatura mesmo. Haha.

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anelise! Ela amam mesmo e passa isso nas suas obras. Leia "O Duque" é sensacional. bjs

      Excluir
  16. Oi,

    Eu não conhecia a autora e nem a obra dela, mas curti muito a entrevista. Ela se mostra uma pessoa muito simpática, fiquei bastante curiosa em relação aos livros pois gosto muito de romances históricos, espero um dia ter oportunidade de conhecer a escrita dela.
    desejo muito sucesso!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kris! Assim que você tiver a oportunidade leia "O Duque" tenho certeza que você vai gostar. bjs

      Excluir
  17. Oieee, tudo bom???

    Adorei a entrevista, parabéns!!!
    Eu não conhecia a autora, mas gostei bastante do que li aqui. A primeira pergunta já me fez ficar intrigada sobre o livro e a escrita dela, já que o processo de criação foi uma coisa bem pensada, além do tema ser um que requer uma boa estudada para escrever o enredo, então me chamou a atenção! Vou add!!

    =)

    ResponderExcluir
  18. Olá!!

    Gente, não conhecia a autora! Vou dar uma olhadinha na sua resenha. Achei a entrevista muito boa, a autora muito atenciosa com as perguntas. Como eu amo livros de época, quem sabe estou perdendo tempo né?! Vou procurar saber mais já!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Olá... tudo bem??
    Onde estava essa autora que eu não conhecia gente!
    Achei ela super simpática e prestativa... deu para perceber que ela quis responder as perguntas... que as respostas não foram forçada e sim bem sinceras... com isso ela já ganhou pontinhos comigo... eu tenho vontade de trocar figurinhas com a minha filha... mas ela gosta de livros bem diferentes do que eu gosto, mas adoro ouvi-la comentar sobre as descobertas das leituras... ela tem 12 anos... bom desejo muito sucesso a autora e que renda muitos leitores e frutos com a obra... Xero!

    ResponderExcluir
  20. Olá!! :)

    Acho muito interessantes estas entrevistas!! :) Ajudam-nos a conhecer outros escritores, que nao normalmente ate nunca ouvimos falar!! :)

    Esta autora em particular chamou-me à atenção! :) Para além de me parecer simpatica e prestavel, fiquei ainda com curiosidade de conhecer essa coleção (trilogia ou não!)...

    Espero resenhas!! :) ahah

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  21. Uma grande "PESSOA" que nao me surpreende em se tornar esta GRANDE ESCRITORA ;) Parabens Flávia Padula. Muito, mais muito feliz por vc <3

    ResponderExcluir