Light Grey Pointer Uma vida Literária : Resenha: Um mais um

29 de fevereiro de 2016

Resenha: Um mais um


Autora: Jojo Moyes
Ano: 2015
Páginas: 320
Editora: Intrínseca
Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Sinopse: Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou.
Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno gênio da matemática, tem outro problema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de praia por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio.Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.


Resenha:

Ler um livro da Jojo Moyes e não se apaixonar é algo praticamente impossível, parece que cada palavra foi colocada ali com o objetivo de nos emocionar. Com Um mais um não poderia ser diferente, o romance supera expectativas.

"Coisas boas acontecem. Às vezes quando menos se espera."

Jess Thomas é uma super mulher que se desdobra trabalhando em dois empregos para sustentar sua filha Tanzie que é um prodígio da matemática, e seu enteado Nicky, um garoto emo que vive sofrendo com o bullying praticado por alguns garotos da vizinhança. Mesmo com dois empregos a vida de Jess não é nada fácil, afinal de contas faz dois anos que ela foi abandonada pelo marido e não recebe nenhum tipo de ajuda da parte dele.

Ed Nicholls é um gênio dos computadores, mas sua vida também não esta as mil maravilhas. Acusado de ter vazado informações privilegiadas, ele esta correndo um grande risco de ser preso.

"Porque eu fiz umas burrices há bem pouco tempo. E talvez uma parte de mim apenas desejasse fazer algo que lê deixasse satisfeito."

Quando conhece Ed, Jess tem certeza de que ele não passa de um homem rico e esnobe. Mas as coisas mudam de figura quando o destino decide unir essas quatro pessoas extremamente diferentes demais um cachorro enorme e fedido dentro de um carro, numa viagem rumo a Escócia, onde Tanzie participara de uma Olimpíada de Matemática.

"Ed gostava de ordem. Gostava de saber o que iria acontecer. Tudo naquela mulher sugeria o tipo de... Ausência de limites, o que o deixava nervoso."

Claro que o inicio da viagem é extremamente ruim, mas com o tempo eles acabam criando afinidade, e o que tinha tudo para ser uma viagem desagradável, se torna uma verdadeira aventura carregada de risos, lágrimas e muita emoção.

Um dos fatos que mais me agradou nesse livro é que Jojo nos trás personagens totalmente reais e extremamente encantadores. Jess é o verdadeiro retrato da mãe solteiros capaz de tudo para ver sua família feliz. Ed é um homem que por causa de um erro terá que reiniciar toda sua vida profissional. Nicky um adolescente tímido que só quer encontrar o seu lugar. Enquanto Tanzie é uma criança que apesar de ser tão inteligente pra sua idade ainda carrega toda doçura e inocência própria de uma garotinha de 10 anos. Então, quando eu finalizei a leitura foi como se eu conhecesse cada um dos personagens, o que na minha opinião é um dos maiores pontos positivos que um livro pode ter.

"Sr. Nicholls esperou até que ela parasse de chorar, depois tornou a dar a volta na mesa e pediu um chocolate quente com marshmallows, raspas de chocolate e chantili extra."

Toda história é narrada em terceira pessoa, mas cada capítulo traz um personagem em destaque, permitindo assim que conheçamos todos os lados da trama, e fazendo também com que a história não se torne cansativa, mas sim uma leitura rápida e leve.

"Desejava ver aquele sorriso grande e sonolento dele, o que parecia desativar toda a raiva reprimida espalhada por seu rosto."

Um mais um é um livro que transborda amor de todas as formas, é possível senti-lo em cada palavra, em cada atitude, em cada personagem. Uma das mensagens mais lindas que o livro transmite é para não desanimarmos diante de qualquer dificuldade, pois por mais conturbado que seja o momento sempre haverá uma oportunidade de converter a situação.

Um mais um é aquele tipo de livro que você nem sente passar e quando percebe já acabou, deixando uma sensação de paz, de felicidade e, porque não, de saudade...

5 comentários:

  1. Oiee ^^
    Realmente, não se apaixonar pelos livros da Jojo é impossível! Eu AMEI esse livro, ri muito com as situações (principalmente com o Norman ♥) e me senti triste pela família em outros pontos. Ainda sinto um ódio muito grande pelo ex da Jess, e ainda gosto muito muito muito do Ed ♥ É um livro incrível!
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, ainda não li nada da autora, tenho até vontade sabe, mas não é aquela coisa de sair correndo e comprar, estou deixando quando a oportunidade bater e eu sentir vontade de levar algum pra casa.Essa coisa de história com personagens bem reais é bom demais, vejo muito isso nos personagens da Emily, curti quando li sobre isso na sua resenha, fiquei curiosa para saber no que vai dar essa história.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie! Eu tenho uma curiosidade enorme em conhecer as obras da Jojo, pois todas são muito bem comentadas. Fiquei louca para me aprofundar no enredo de Um Mais Um *-* Também acho importante quando conseguimos nos conectar com os personagens, de modo que eles se tornam muito mais reais. Sua resenha me deixou ainda mais ansiosa para me aventurar com eles nessa viagem. Tenho certeza de que é uma experiência maravilhosa.

    Beijos,
    Fernanda F. Goulart,
    Império Imaginário.

    ResponderExcluir
  4. Eu amo a narrativa da Jojo ,mas só li um livro dela e preciso concertar isso o mais rápido possível. Já tinha visto esse livro,mas não fazia ideia do que se tratava e gostei muito da premissa,amor e esperança são sentimentos que procuro em um livro e quando as páginas estão recheadas deles eu simplesmente me jogo no livro.

    Preciso ler...

    Linda resenha...

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  5. Eu amo a escrita da Jojo! Preciso ler esse livro o quanto antes, as histórias dela são incríveis.

    ResponderExcluir